domingo, 29 de setembro de 2013

Como escrever contos?

Não, você não leu errado. Eu vou dizer como escrever contos. Os passos são muito simples, mas isso varia de pessoa para pessoa. O que será colocado aqui é como eu funciono. Para começar, eu penso em no capítulo que tenho que escrever, o início e o fim vem mais rápido, o meio é que me toma mais tempo. Assim que crio o enredo geral, começo a escrever e é nessa parte que tudo complica.

Pensar e escrever são coisas bem diferentes. Se ao pensar o meio é mais difícil, ao escrever, o começo é que demora. A primeira frase escrita faz todo o resto fluir. Mas às vezes, é preciso lembrar uma fala ou outra e aí se para um pouco para pensar. Nesse momento crucial, a distração pode ser muito perigosa. Para tanto, eu ouço música enquanto escrevo. Sim, esse é o meu segredo.


Quando tenho tudo pronto na cabeça, ouvir música ajuda a não me distrair. Entretanto, se ainda preciso pensar em alguma coisa, a música acaba atrapalhando. Como eu disse, os passos são simples, mas dois deles são cruciais para se escrever contos: pensar numa boa história com início, meio e fim; e colocá-lo no papel, no caso um arquivo de texto.

E você? Já pensou em escrever algum conto? Põe aquela sequência de canções que você gosta e deixa fluir.

2 comentários :

  1. Belas instruções... no meu caso, música sempre me ajuda, mas eu prefiro músicas instrumentais... eu fiz o seguinte, procurei um album da minha banda só instrumental, ajudou bastante...
    Um abraço!
    Um guarda-livros

    ResponderExcluir