sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Não é que chegou a hora do Niemeyer?

E pensar que eu já contava a presença dele como certa no meu velório. Uma linha em branco...

Oscar Niemeyer, um dos maiores (senão o maior) arquitetos do mundo, morreu. Suas obras estão espalhadas pelo país. Brasília, Belo Horizonte e São Paulo possuem uma vasta "coleção" de seus projetos.
Ele foi um mestre que aproveitou tudo o que a vida lhe deu e soube usar a inteligência e imaginação que tinha. Sinto-me honrado em poder dizer que a cidade onde moro tem um prédio projetado por Oscar Niemeyer, o Museu do Olho. E olha que esse ano foi a primeira vez em que fui lá.


Chega a ser engraçado. Todos fazendo piadas sobre o quanto o Niemeyer estava velho e que nunca morreria. Ele viveu 104 anos, 11 meses e 20 dias, mas não pôde "esperar" 10 dias para completar 105. Apesar da tristeza e do pesar, não posso dizer que essa morte me abalou muito. Ele teve o que chamamos de morte por velhice, morte natural (ou pelo menos deveria ser natural viver até uns 100 anos). Não dá para dizer "Ah, morreu tão jovem!" ou "Tinha tanto por fazer ainda!". Ele viveu o que tinha de viver, até mais, alguns dirão. Então, só nos resta desejar que, onde quer esteja, Oscar Niemeyer descanse em paz!

Um comentário :