quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Por que tem banco preferencial?

Você vai dizer: "Para os idosos, as gestantes e os deficientes". Ta certo, e hoje já estão incluídos obesos e pessoas com crianças de colo, mas qual a finalidade disso? Obrigar as pessoas a fazer aquilo que elas deveriam fazer por livre e espontânea vontade. Pensa comigo, se num ônibus em que todos os bancos preferenciais estão ocupados, tem um idoso em pé, então ninguém precisa ceder o lugar pra ele porque acabaram-se os lugares destinados pra ele? Ou ainda, se tem lugar vazio no ônibus e você ta sentado num banco preferencial, quando chegar uma das pessoas citadas com os atributos de tal preferência, você será obrigado a se levantar mesmo tendo lugares vazios?

Confesso que eu nunca fui muito bonzinho, poucas foram as vezes que cedi meu lugar, mas também eu nunca sentei nos preferenciais, logo eu segui a risca a lógica desse padrão. Comecei a pensar nisso, pois recentemente passei por algo que me fez refletir. Cheguei no terminal e vi que tinha muita gente para ir no próximo ônibus, então decidi criar outra fila (isso é bem normal aqui), assim eu seria o primeiro.


Como quase sempre acontece comigo, os ônibus atrasaram e eu fiquei um tempão esperando pelo próximo do próximo. Entrei e sentei num banco não preferencial, então, um tio de cabelo branco chegou bem perto de onde eu estava (uma tática muito usada pelos idosos). Aí, eu pensei, pô fiquei uns dez minutos em pé esperando pra poder sentar, não vou dar o lugar, e apesar de já estar de óculos escuros, eu fechei os olhos pra convencer melhor (uma tática muito usada por mim ;D).

O fato é: eu tinha um motivo pra não querer ceder o lugar, mas e os que não tem? Ceder o lugar deve ser algo espontâneo e voluntário. Por isso, pra mim, não deveria existir bancos preferenciais no transporte coletivo. O mesmo vale para o voto, vide a quantidade de nulos e brancos que tem. Obrigar a humanidade a ser boa não resolve o problema, apenas ameniza.

2 comentários :

  1. Não poderia estar mais de acordo.
    Se já criaram esta alternativa de bancos preferenciais e não preferenciais, nós, não preferenciais, não temos obrigação de ceder os nossos apenas porque os preferenciais estão todos ocupados.
    O mundo é: cada um que se vire.
    Adorei as suas táticas, irei adotá-las daqui pra frente. ahah.
    Contanto, no caso de filas eu aprovo apenas para idosos e gestantes. Bebês de colo não é desculpa, uma amiga de minha mãe vive "emprestando" filho dos outros em todas as eleições. ahahahahaha. A sério cara, ela faz isto mesmo!
    O que não falta é gente esperta e temos que ser, por vezes, também.
    Voto e serviço militar obrigatórios também acho absurdos.
    Boa quarta parceiro. Há gente que nos achará diabólicos. ahah.

    ResponderExcluir
  2. Este assunto é realmente muito polêmico, mas esta é a graça.
    Eu sempre dei lugar para Deficientes, grávidas, idosos e pessoas com crianças e claro mulheres bonitas.
    Eu sou a favor de banco preferencial, pois muitas pessoas não são solidárias.
    Agora também há gente abusada. Há idosos que escolhem os piores horários para pegar o ônibus, irem no banco e são muito mal educados.

    ResponderExcluir